25 de dezembro de 2012 – Simuladores de treinamento de operadores (OTS) para o mercado de processos deverão crescer a uma taxa anual (CAGR) de mais de 9% nos próximos cinco anos. O mercado cresceu mais de US $ 450 milhões em 2012, e deve continuar a se expandir até 2017, de acordo com um novo estudo do Grupo ARC Advisory, “Operator Training Simulators Global Market Research Study”. Enquanto outras áreas de formação também estão crescendo, o foco deste estudo de mercado é simuladores de treinamento de operadores na indústria de processo.
“O mercado de simuladores está em um ponto de inflexão com fatores que levam a um mercado em expansão para as indústrias de processo, particularmente na área nuclear, petróleo e gás e metais e mineração. Principais tendências, como o envelhecimento da população ativa, o trabalhador da nova geração digital, os trabalhadores de mercados emergentes, a segurança e os fatores de risco de evasão estão todos apontando para crescimento do mercado de simuladores”, segundo Janice Abel, Consultor Principal do ARC Advisory Group e autor do estudo. Decisões tomadas no nível corporativo, especialmente em nuclear, óleo e gás, metais e mineração, e outros setores, estão investindo em treinamento de operadores para reduzir riscos e aumentar a segurança e desempenho.
Perda de conhecimento do trabalhador devido a uma aposentadoria, as pressões operacionais de segurança, preocupações de risco e de regulamentação e de desempenho estão impactando a indústria. A jovem geração digital de trabalhadores, que é a substituição da força de trabalho atual não tem experiência adquirida ao longo de uma vida que pode ser usada para operar uma planta de forma segura e eficiente. Em alguns países emergentes, os trabalhadores mudam de emprego, em média, a cada dois anos, e isso também é um driver para soluções adicionais para simuladores. De acordo com Janice Abel, “Para reter o conhecimento, melhorar a segurança e evitar possíveis desastres, os trabalhadores estão recebendo treinamento em melhor uso de soluções de simulação e esta tendência vai continuar.” O mercado de simuladores irá se beneficiar de uma tempestade perfeita de fatores que apontam para o crescimento para as indústrias de processos.
Demografia e procura de novos operadores é um importante motor para o crescimento do mercado de simuladores
Empresas estão perdendo seus operadores mais experientes, ainda assim continuam a empurrar os limites de operações por razões econômicas. Operadores com experiência são mais difíceis de encontrar. Todos estes fatores aumentam os riscos associados com a operação de uma planta e ativos de forma segura. Além disso, o aumento da rigidez da regulamentação do governo para manter operações seguras e ambientalmente compatíveis são mais importantes do que nunca.
Captura de conhecimento para treinar o operador da nova geração
Outro fator importante é o reconhecimento em relação ao papel que a simulação desempenha no desenvolvimento da próxima geração de trabalhador (questões de envelhecimento da população ativa) e como as ferramentas podem ser usadas para capturar o conhecimento da geração anterior. A elevada troca de pessoal e a perda de décadas de conhecimento e experiência estão forçando as empresas a construir programas de formação mais robustos. Simulação de processo para treinamento é vital para prevenir incidentes e acidentes e compreender como responder a piores cenários da vida real. Simuladores para treinamento de operadores, oferecendo simulação dinâmica, é um dos métodos de treinamento mais práticos e de melhor resultado para a retenção do conhecimento do operador. Os operadores podem entrar rapidamente no ritmo da operação, e serem qualificados com um alto nível de confiança para responderem às condições anormais das plantas e evitar possíveis desastres.
Fonte: Automation.com