A GT2 Energia e sua parceira Trax International realizaram nos dias 25 e 27 de fevereiro de 2014 a primeira demonstração dos simuladores full scope destas empresas. Compareceram mais de 25 pessoas nos dois dias do evento, que foi realizado do auditório do Cortês Advogados Associados, no Centro do Rio de Janeiro.
Para iniciar as demonstrações, foram feitas apresentações para ressaltar as diferenças entre simuladores full scope e softwares de simulação convencionais. Em seguida a GT2 Energia realizou a demonstração de uma simulador full scope para uma usina termelétrica de ciclos aberto, com turbinas industriais do tipo Siemens W501F. Este simulador é resultado de um projeto de pesquisa e desenvolvimento patrocinado pela UTE Norte Fluminense, sob a Lei 9.991/2000 da Agência Nacional de Energia Elétrica, ANEEL, e trata-se de uma plataforma desenvolvida com tecnologia inteiramente nacional, sendo o primeiro deste tipo no Brasil. Posteriormente, este simulador irá representar uma usina de ciclo combinado completa.
Em seguida, a GT2 Energia, em parceria com a Trax International, realizou a demonstração de um simulador full scope de uma usina de ciclo combinado de 720 MW, com damper operativo, e configuração 2-2-1. Este simulador é composto por seis estações de operadores e uma estação de instrutor, tendo cada estação dois monitores.
Os simuladores full scope apresentados são capazes de representar fielmente os processos simulados, inclusive em regime transitório, e contribuem significativamente para o aumento de disponibilidade das usinas e segurança dos sistema. Estudo publicado pelo Electric Power Research Institute, EPRI, dos Estados Unidos, aponta economias potenciais de até US$ 13.600,00 por MW instalado, por ano. Exemplificativamente, em uma usina de 200 MW, isto representa uma economia de US$ 2.720.000,00 em um ano, pelo aumento da disponibilidade.
Além dos simuladores full scope já mencionados, foram apresentados dois simuladores na nuvem. Ambos permitem o acesso do treinando de qualquer lugar e a qualquer hora, desde que se tenha conexão com a Internet. Representam um ganho substancial de tempo.
A grande novidade foi a apresentação do simulador de realidade imersiva, que se utiliza de avatares para percorrerem a área de processo e permitir que o treinando se beneficie de todas as funcionalidades da realidade virtual.
Todas estas opções estão agora disponíveis ao mercado brasileiro. Os simuladores full scope podem ser levados até sua usina, o que mantém seu pessoal chave no site e perto de casa.
CONSULTE-NOS PARA MAIS INFORMAÇÕES: negocio@gt2.com.br