Robô de inspeção de caldeiras (HRSGs) – GT2 Energia – UTE Norte Fluminense

Rio de Janeiro, 10 de junho de 2014 – A GT2 Energia, com o patrocínio da UTE Norte Fluminense, através de seu programa de Pesquisa e Desenvolvimento, no âmbito da Lei 9.991/2000, da ANEEL, desenvolveu um robô para inspeção visual de caldeiras de recuperação de calor, conhecidas como HRSGs. Até onde se sabe, o robô é inédito no mundo. Capaz de escalar os tubos aletados das HRSGs, o robô carrega um pacote de missão que inclui uma câmera que serve tanto para a navegação, quanto para a inspeção dos tubos e aletas.

O robô é capaz de entrar na caldeira a uma temperatura de até 80 graus Celsius, e se move a uma velocidade de 0,5 m/s, o que reduz significativamente o tempo de parada do equipamento. O pacote de missão inclui ainda sensores que permitem que o robô se localize dentro da caldeira, assim, no momento em que o operador identifica um item que deva ser reportado e emite o relatório a partir da interface, registram-se automaticamente as coordenadas em que o robô se encontrava no momento da foto.

No dia 14 de abril, o robô foi testado com sucesso em uma das caldeiras de UTE Santa Cruz, de FURNAS Centrais Elétricas, o teste foi um sucesso.

Além da inspeção de HRSGs, o robô pode ser usado para inspeção visual de qualquer superfície metálica de difícil acesso e até 30 metros de altura, tais como vasos de pressão, tanques, chaminés, cascos de navio, colunas metálicas e outros.

 

O projeto foi encerrado e o robô entregue. Assista o vídeo de demonstração.