Simulador para treinamento de operadores de usinas termelétricas de ciclo combinado

Rio de Janeiro, 15/09/2014 – A utilização de simuladores no treinamento de mão-de-obra especializada tem se tornado uma situação comum nos mais diversos setores. Entre os simuladores mais conhecidos estão os que treinam pilotos de aviões. É comum que um piloto profissional venha a tocar os comandos reais de uma aeronave apenas após passar pelo treinamento em um simulador que represente fielmente as condições de operação do avião. Em outros setores da economia, a adoção de simuladores para o treinamento de pessoal e para fins de engenharia vem ganhando cada vez mais destaque. Exemplos a serem citados são no setor de geração de energia elétrica, bem como transmissão e distribuição, exploração e produção de petróleo, plantas de produção de papel e celulose.

Os simuladores podem variar dos mais simples, que representam processos genéricos em regime permanente, até os mais complexos, que irão simular fielmente cada sistema de um processo inteiro, incluindo condições operativas em regime transitório. O alto nível de fidelidade tem por objetivo garantir que o operador em treinamento se sinta confortável durante o treinamento. Assim, ao retornar ao seu processo real, se sentirá seguro para operá-lo, pois já o fez no simulador de alta fidelidade.

Estudo* realizado para usinas termelétricas, mostram que o ganho é substancial, podendo superar os 12 mil dólares por MW instalado. Ou seja, para uma usina de 500 MW, o custo evitado pode chegar a 6 milhões de dólares.

A GT2 Energia, em parceria com a Trax International, trouxe ao Brasil um simulador para treinamento de operadores de usinas termelétricas de ciclo combinado. Representando um ciclo combinado 3-3-1, a usina tem 720 MW de capacidade, com três níveis de pressão, DCS Mark VI e ABB INF90. Todos os procedimentos realizados em uma usina real podem ser realizados neste simulador full scope.

Além disto, o simulador pode ser utilizado nas instalações da GT2 Energia, no Rio de Janeiro, ou pode ser levado até a usina.
Entre em contato para conosco: negocio@gt2.com.br

* Valores atualizados para 2012