Rio de Janeiro, 10 de novembro de 2014 – O robô de inspeção de caldeiras de recuperação de calor, projeto de parceria entre a GT2 Energia e a EDF Norte Fluminense, foi citado no boletim informativo da EDF Brasil, na edição de julho/agosto de 2014:
“A EDF NF concluiu, em junho, o projeto P&D Robô. O objetivo do equipamento é realizar a inspeção de caldeiras, chaminés e outros ambientes considerados insalubres. Para que um ser humano possa executar essas atividades é necessário resfriar o ambiente, o que pode demorar dias. Já o robô tem a vantagem de suportar temperaturas elevadas, de 80 graus centígrados, além de escalar paredes e superfícies de metal. Com isso, a empresa ganha agilidade, diminui o tempo de indisponibilidade dos equipamentos examinados e não expõe os colaboradores a riscos.
O robô é controlado por um operador, que orienta seus movimentos do lado de fora. As imagens transmitidas são analisadas e avaliadas para saber se é necessária alguma intervenção imediata ou se é possível aguardar a parada seguinte. Ao fim da inspeção, o robô envia um relatório sobre os pontos verificados por meio de um software instalado.
Embora já tenha sido testado e aprovado na Usina Termelétrica de Santa Cruz, o robô ainda não foi utilizado na EDF NF, uma vez que a usina está trabalhando há vários meses sem paradas técnicas.”