Simulador EDF Norte Fluminense – Vídeo com exemplo de alteração de potência

Neste vídeo vamos apresentar uma funcionalidade do simulador full scope de uma usina termelétrica desenvolvido pela GT2 Energia, patrocinado pela EDF Norte Fluminense.

Será realizado uma manobra de alteração de potência da usina em operação na configuração de ciclo combinado 1x1x1, ou seja, uma turbina a gás, uma caldeira de recuperação e a turbina a vapor.

O cenário escolhido, que representa a condição de operação inicial do Simulador, é de uma carga 250 MW em regime permanente. Nesta situação, a turbina a gás apresenta uma potência de 170 MW e a turbina a vapor apresenta uma potência de aproximadamente 80 MW.

O objetivo da manobra é uma redução de potência na turbina a gás para 160 MW. O procedimento de alteração de potência é feito de forma semelhante ao realizado no sistema real da usina. Porém, neste caso, a taxa de alteração de potência, chamada Load Rate, foi considerada em 13.4 MW/min, um patamar acima do utilizado na usina, apenas por questões de exibição. O simulador já é capaz de operar dentro das faixas de operação utilizadas na usina.

Ao longo da manobra, algumas telas são verificadas, com o objetivo de acompanhar a tendência dos principais parâmetros, que garantem a estabilidade da usina e a confiabilidade do Simulador.