Chamada ANEEL para projeto heliotérmico

Rio de Janeiro, 05 de outubro de 2015 – A Agência Nacional de Energia Elétrica, ANEEL, lançou chamada de projeto estratégico de Geração Heliotérmica de Energia Elétrica. Os recursos para desenvolvimento deste projeto virão dos fundos de Pesquisa e Desenvolvimento das empresas do setor: agentes de geração, transmissão e distribuição.

Neste tipo de usina, a radiação solar é concentrada em painéis solares que irão produzir vapor a alta temperatura, este vapor é utilizado por um turbogerador para produzir energia elétrica. Um dos grandes desafios é o armazenamento da energia, na forma de calor, para que possa ser utilizada em períodos sem insolação. Outro desafio importante é a utilização de fluidos de trabalho que sejam capazes de se superaquece em baixas temperaturas.

Uma das alternativas é a utilização de ciclos orgânicos de Rankine, ou ORC, como são abreviados em inglês. Este tipo de usina opera com fluidos que se superaquecem a temperaturas mais baixas que a água, de forma que permitem que a usina opere em baixos períodos de insolação.

A GT2 Energia já produziu, juntamente com a PUC-Rio, e sob o patrocínio da EDF Norte Fluminense, um ORC. Veja aqui o resultado do projeto.