Processos industriais são muitas vezes caros, complexos e muito dinâmicos. Qualquer erro em sua execução pode representar a perda de cifras milionárias, seja pelo tempo de recuperação após uma má execução ou por um processo não executado em sua maneira mais eficiente. Por isso, um operador bem qualificado e capaz de executar corretamente procedimentos durante operações comuns ou de elevado risco é fundamental. A elevação da capacidade produtiva desse profissional passa ativamente por um processo de aprendizagem e treinamento.
O processo de treinamento consiste em expor o operador a situações vivenciadas no cotidiano da indústria de modo que suas capacidades de ação e decisão sejam estimuladas. No caso de situações de risco e perigo como falhas, pode ser impossível de apresenta-las ao operador, pois não é viável cria-las deliberadamente para treinamento. Além disso, manter um operador inexperiente para executar tarefas delicadas pode refletir em riscos e perdas à toda cadeia produtiva. Nesse caso, treinamentos em meio ao processo real pode ser irrealizável e muito dispendioso.
A utilização de um OTS (Operator Training Simulator) full-scope, portanto, elimina o risco associado a erros e permite o treinamento do operador à maneira que seria feita se inserido no processo industrial real. Um OTS full-scope trata-se de um simulador com elevado grau de fidelidade do processo real. Com ele é possível vivenciar toda a experiência da aplicação real, entretanto, sem os riscos físicos e materiais associados. O processo industrial é completamente recriado por um programa computacional e o ambiente pode ser modelado de modo a reproduzir a realidade de sua indústria. A utilização de um OTS full-scope é, sem dúvidas, uma alternativa segura e economicamente viável para o aperfeiçoamento das capacidades do operador.
O OTS full-Scope desenvolvido pela GT2 Tecnologia permite simular todo o ambiente de operação do processo de geração de uma usina termelétrica. Desde os processos físicos associados à queima de combustível e os equipamentos responsáveis até a geração da energia elétrica no gerador passando por toda a lógica de controle responsável por manter a usina em funcionamento, cada detalhe pode ser observado.