Novos motores a combustão menos poluentes que os elétricos

O diretor de motores da fabricante de veículos Mazda diz que os novos motores Skyactiv X, que ainda estão em desenvolvimento, são menos poluentes que os motores elétricos Isso porque, o Skyactiv X da Mazda é o primeiro motor comercial do mundo a gasolina que utiliza a ignição por compressão. Para o cálculo de emissões, foi levado em conta toda a cadeia de fornecimento de energia.

 

Os novos motores da Mazda utilizam a ignição mista, e com isso é possível obter o desempenho de um motor a gasolina e a eficiência de um motor a diesel. O motor funciona na maior parte do tempo com o que a Mazda chama de “Spark Controlled Ccmpression Ignition (SPCCI)”, em tradução Ignição Controlada por Faísca, e caso seja necessário ele funciona com o sistema de ignição tradicional. Esses casos são situações que exigem alta rotação e situações de carga, que totalizam cerca de 10% na utilização do veículo.

 

A inovação da Mazda está em utilizar velas de ignição para iniciar a ignição por compressão. Uma mistura bem pobre, ou seja, baixa proporção de combustível em relação a quantidade de ar é injetada na câmara de combustão. Quando o pistão atinge o ponto motor central, a mistura já está pronta para entrar em ignição por conta própria. Uma pequena quantidade de combustível é injetada e então utilizasse a vela para gerar a faísca. Ocorre a explosão que queima o restante da mistura, gerando ainda mais potência.

 

Entenda mais sobre o funcionamento dos motores Skyactiv X no vídeo. Clique aqui.

Related Posts

Leave a Reply