Quando a Boeing começou a desenvolver Air Data Reference Function (ADRF) para o 777X, nossos engenheiros tiveram a oportunidade de trabalhar mais rápido, alcançando maior qualidade inicial através do Model-Based Engineering. O ADRF é uma função aviônica chave, processando sinais de sondas de pressão e temperatura e computando parâmetros de estado de aeronaves como velocidade e altitude. Testes integrados do modelo no simulador ajudaram a verificar e corrigir as interfaces e o comportamento do sistema, muito antes que os mesmos testes pudessem ser alcançados no projeto através do desenvolvimento convencional.
O Model-Based Systems Engineering and Development (MBSE/MBD) é uma das áreas de foco da pesquisa da Boeing na Europa. O desenvolvimento de sistemas, compreendendo diferentes disciplinas de engenharia e partes interessadas, é tradicionalmente facilitado pela comunicação baseada em documentos. A complexidade cada vez maior dos sistemas e a demanda por ciclos de desenvolvimento mais curtos e custos mais baixos requerem uma abordagem de comunicação e desenvolvimento mais eficiente e menos propensa a erros.
Veja neste caso da indústria mais sobre o sucesso da Boeing na aplicação do MDB no desenvolvimento de sistemas de aviões mais rápidos e com maior qualidade.
Saiba mais sempre, assine a nossa newsletter.