Como surgiu a Automação Industrial e como foi o seu processo de evolução.

 

 

A Automação Industrial está evoluindo de maneira significativa e se tornando cada vez mais presente nos ambientes fabris. Seu objetivo é substituir o trabalho braçal e mental do homem por máquinas capazes de automatizar processos industriais, aumentando a qualidade do produto final, reduzindo o tempo de produção e tornando os processos menos complexos e menos custosos. Nesse post falaremos brevemente sobre como surgiu a Automação Industrial e como foi o seu processo de evolução com o passar do tempo.

Há muito tempo o homem pensa em maneiras de diminuir seus esforços. Com a invenção da roda, por exemplo, promove-se uma revolução na área de transporte de cargas e de muitos outros mecanismos de extrema importância para o progresso humano e das áreas de engenharia e ciência.

Com a invenção da máquina a vapor na Revolução Industrial, o engenheiro britânico James Watt projetou o primeiro dispositivo de automação industrial. O equipamento era um controlador centrífugo, capaz de controlar a velocidade de um motor através da regulação da quantidade de combustível admitido. Mais adiante surge a microeletrônica e em seguida os Controladores Lógicos Programáveis (CLP). Os CLPs possuíam alta eficiência e eram facilmente programados e por isso ganharam espaço nas fabricas de automóveis do século XX, cujo setor estava a todo vapor. Com a chegada dos computadores pessoais (PC), os CLPs foram se tornando ainda mais simples e necessitando de menos operadores para acompanhar o funcionamento do equipamento.

Outra área de extrema importância para a Automação Industrial foi a área de instrumentação, que possibilita a medição das variáveis do processo e a transformava em sinais. No princípio esses sinais eram analógicos pneumáticos e seguiam padrão entre 20 e 100 kPA. Esses sinais se tornaram elétricos e mais precisos, trabalhando numa faixa de 4 a 20 mA, utilizados até os dias de hoje, que são enviados aos supervisores através de um sinal digital.

A automação está em plena evolução, se tornando cada vez mais acessível até mesmo para uso pessoal. Com a chegada da indústria 4.0 podemos esperar máquinas que conversem entre si, ocasionando um salto de produtividade, reduzindo ainda mais o custo de produção e aumentando a qualidade.

 

Fonte: Redes para Automação Industrial DCA2401 – PPGEE. Natal, Maio de 2003 – Fábio Soares de Lima

Related Posts

Leave a Reply