Como funcionam os freios regenerativos

Não existe nada que um motorista possa fazer para impedir o desperdício de energia, porém, engenheiros automotivos encontraram uma maneira de reutilizar essa energia ao invés de ser simplesmente jogada fora. Os freios regenerativos entram em ação e aproveitam a energia cinética e convertem em energia elétrica para a bateria do carro.

Por enquanto, esse tipo de sistema é encontrado em carros híbridos e elétricos. Num sistema tradicional de freios, as pastilhas de freio seguram o rotor de freio de forma a reduzir a velocidade e/ou parar o veículo. No sistema de freio regenerativo, a rotação do carro é feita através do motor elétrico, assim, ao pisar nos freios, os motores são colocados em rotação reversa, de forma que ao girar também servem como gerador elétrico pelos princípios de eletromagnetismo.

Esse tipo de freio funciona melhor em certas ocasiões de velocidade, como situações de trânsito congestionado, onde há parada e saída constante em baixa velocidade. Em altas velocidades, o sistema de backup de freios, por fricção, é acionados para garantir que haverá parada do veículo. Saiba mais!

Related Posts

Leave a Reply