Você sabe o que é o CAD? CAD significa Computer Aided Design, em tradução direta, Desenho Assistido por Computação. Esse tipo de software é utilizado para facilitar desenhos técnicos e projetos, em 2D e 3D. Com o CAD 3D é possível desenvolver projetos complexos, acelerando todo o processo de desenvolvimento do produto. Alguns programas ainda permitem a simulação nas condições de uso, o que possibilita a identificação de problemas e a análise de viabilidade e adequação dos projetos antes de serem produzidos.
A indústria automotiva utiliza dos softwares de CAD em diversas circunstâncias, desde a fabricação dos itens mais simples do automóvel até a simulação de acidentes. E é sobre essa simulação que falaremos nesse post.
O Crash Test é um teste de impacto para avaliar e analisar a capacidade do veículo em lidar com diferentes tipos de colisão. Os avaliadores colidem o carro contra barreiras e outros obstáculos ou barreiras colidem contra o carro. Com o veículo avariado, é feita a análise da qualidade de segurança. No Brasil, o instituto responsável por esses testes se chama Latin NCAP. O instituto adquire dois carros de um determinado modelo para realizar os testes. O combustível é substituído por um fluído de teste para avaliar a possibilidade de vazamento de combustível e se teria a chance de pegar fogo após a colisão. Manequins, com diversos sensores para medir a aceleração e a força sofrida, são postos dentro dos veículos antes do teste, para estimar quais são as condições dos ocupantes do automóvel no momento do acidente. O instituto compara os resultados com os manequins com as medidas de danos estruturais sofridas pelo carro.
Contudo, antes dos carros chegarem aos institutos e as ruas, as análises de colisão são feitas dentro das montadoras. A Volkswagen afirmou gastar cerca de 400 mil reais por carro destruído (fonte). E como um mesmo carro não pode ser utilizado nos testes, esse valor chega a números bastante altos. E a maneira de reduzir esses valores é usufruir dos softwares de CAD para realizar simulações de Crash Test.
Os carros são desenvolvidos em CAD 3D. Cada peça, cada painel e cada parafuso é feito em CAD 3D. Ou seja, todo o carro é feito de dados antes de começar a ser produzido. Sendo assim, utilizando o programa mais adequado, é possível simular qualquer tipo de colisão, com mais de 90% de precisão. O realismo desses programas é de alto nível, e um dos pontos mais importante é que os testes simulados são repetíveis, diferente dos testes reais, onde não é possível reutilizar um carro que já foi colidido. Com os testes virtuais, os engenheiros são capazes de “descascar” o carro, ou seja, é possível observar a colisão de qualquer ângulo, removendo as peças da carenagem, analisando a estrutura durante o teste em tempo real (impossível de replicar em um teste real). Por último, os testes são variáveis, diversos cenários podem ser simulados e ao encontrar uma fraqueza estrutural durante a colisão, os engenheiros desenvolvem uma nova peça, fazem o upload no programa e refazem os testes. No vídeo abaixo você pode conferir como é feito o teste em CAD 3D.
Ainda não podemos excluir os testes reais, porém cada vez mais estamos evoluindo para os testes de simulação, por serem mais rápidos, baratos e tão eficientes quanto os reais.