O simulador PLAYER consiste em um sistema capaz de ler os dados históricos da planta de processo ou do equipamento e os reproduzir em uma interface gráfica – HMI – de alta fidelidade ao DCS da planta. Dessa forma, eventos armazenados no histórico são trazidos de volta para instruções, treinamentos e verificações detalhadas das variáveis, com cada tag disponível para análise.
O simulador GENÉRICO é um simulador de alta fidelidade pronto para uso. Seu modelo é de uma usina termelétrica de ciclo combinado do tipo 3-3-1, de 800 MW de potência com todos os equipamentos representados e simulados. O simulador genérico é capaz de simular processos elétricos, térmicos e mecânicos, incluindo o transitório. Seu uso é recomendado quando há a necessidade de treinamentos com inícios imediatos e caso a sua planta seja similar a descrita.
O simulador FULL-SCOPE é um simulador de toda a planta, construído sob medida para representar dos menores aos maiores equipamentos em detalhes. Com o OTS full-scope, é possível verificar o comportamento dos equipamentos sob variação de carga, temperatura e pressão, alterar parâmetros, inserir falhas em diversos pontos do processo. É a última palavra em tecnologia para treinamento de operadores e apoio à engenharia de processo.